segunda-feira, 4 de junho de 2012

Souto Santa Maria recebe regional do Minho de BTT

A freguesia de Souto Santa Maria, em Guimarães, vai acolher, no dia 10 de junho, o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc. Com o campeonato minhoto a entrar na fase decisiva para a definição das classificações finais e para a atribuição dos títulos de Campeões Regionais, o Parque Desportivo de Souto Santa Maria, que reúne excelentes condições para a prática desportiva, recebe o 1º BTT XCO de Souto Santa Maria.



Além das categorias de competição pontuáveis para o Campeonato, o 1º BTT XCO de Souto Santa Maria será aberto à inscrição de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção. O 1º BTT XCO de Souto Santa Maria, sexta etapa do campeonato minhoto de BTT XCO, integrará corridas para as categorias de infantis, juvenis, femininos, cadetes, promoção, juniores, seniores e veteranos.
O acesso do público será gratuito, esperando-se a presença de muita gente para assistir a mais uma prova do prestigiado e competitivo Campeonato Regional do Minho de BTT XCO – Xdoc, competição que está a ser disputado por cerca de 250 atletas de diversos escalões.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Junta de Freguesia de Souto Santa Maria, o programa do 1º BTT XCO de Souto Santa Maria a disputar no dia 10 de junho inclui um período para treinos entre as 10 e as 13h30. Pelas 14 horas terão início as provas para as categorias de infantis, juvenis, cadetes, femininos e promoção. Os atletas das categorias de juniores, seniores e veteranos começarão a competir às 15h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.
A participação de atletas federados é gratuita, custando 5 euros a inscrição de não federados (vertente de promoção - inclui seguro desportivo).
O 1º BTT XCO de Souto Santa Maria tem o apoio da Junta de Freguesia de Souto Santa Maria, CisionReclamos VitóriaBike Magazine (revista oficial do Campeonato Regional do Minho de BTT) e do comércio e indústria local.

Com excelentes condições para a prática desportiva, incluindo zonas de apoio para a organização de eventos, o Parque Desportivo de Souto Santa Maria, onde se disputará a prova, tem cerca de 200 mil metros quadrados de área, possuindo uma extensa área de lazer, circuitos e caminhos pedonais, parque de merendas, parque infantil, pavilhão desportivo e campos de futebol (onze e de sete).
Souto Santa Maria é uma freguesia do concelho de Guimarães, situada no nordeste do concelho a cerca de 12 quilómetros da cidade, inserida num meio essencialmente rural, com muita predominância do verde. A nascente a freguesia tem uma considerável área de monte e a poente o Rio Ave, sendo local privilegiado para apreciar magníficas paisagens.
A proximidade de Souto Santa Maria com a Citânia de Briteiros e os Castro de Sabroso são indícios suficientes para garantir um povoamento remoto da freguesia, existindo documentos que abonam a sua existência anterior ao séc. XII, fazendo parte do conjunto de testamento ao mosteiro de Guimarães, que no séc. XI – primeira metade se designava por “Mandamento de Souto”.



In www.acm.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário