quarta-feira, 13 de novembro de 2013

“ Último empeno de 2013!!!”

No passado domingo, dia 10 de novembro decorreu na freguesia de Capela, concelho de Penafiel, a 4ª Prova Vitalis XCM Cup (3ª Raid SóDescidas BTT).




Tendo em vista a época 2014, o atleta Armando Taipa participou nesta prova para antever como reagia o seu corpo/mente para longas distâncias. Como esta maratona era dura e técnica, num percurso de 60 km’s, com 2000 metros de acumulado, com um bom nível de atletas e muito público, arrancou com grande velocidade para tentar posicionar-se no grupo da frente. Andou muitos km’s no top 20 da maratona, onde ao km15, um problema na sua bicicleta o fez perder alguns minutos para o grupo que o perseguia.



Tendo este problema ocorrido até ao final da prova, surge mais um imprevisto, ao km40, aquando da Zona de Abastecimento 2, onde a organização falhou… visto que as equipas deviam abastecer os atletas e o mesmo não aconteceu, foram atraiçoados e mandados para a 3ª zona de abastecimento. Este fator veio a revelar-se decisivo para o atleta, causando uma quebra física e psíquica no seu rendimento, até então, encontrando-se na 5ª posição da sua classe (representando uma brilhante prestação para quem não compete nesta vertente e os seus treinos não são adequados para provas longas, em km’s e horas). O atleta andou mais de 10 km’s sem abastecimento líquido, com isto, baixou três posições, acabando esta dura prova, em 8º lugar com 3h49m06s.


Em suma, a prestação foi excelente. As sensações, na maioria da prova, foram boas e o tempo realizado demonstrou que existe capacidade para andar mais e melhor. Analisando, os tempos dos primeiros cincos atletas classificados, que competem só em Maratonas (a nível nacional), a diferença não é muita. É com estes dados, que em 2014 deve trabalhar e pensar num novo desafio…

O atleta agradece à família pelo apoio dado, bem como ao público, que durante os 60 km’s percorridos pelas freguesias de Penafiel, se manifestaram. E, claro aos seus patrocinadores, que sem eles nada disto poderia acontecer.


Até 2014...

Sem comentários:

Enviar um comentário